Já dizia Hans Enzensberger que a manipulação dos meios de comunicação por todos é saída para que não aconteça a condução da massa, é através do conhecimento dos processos que se consegue autonomia perante os mecanismos.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Processadores de texto online

Trabalhar com um processador de texto online, facilita a vida de todos os integrantes da matéria em questão. De uma maneira unificada, conseguimos compartilhar as ideias, o material, consertar os erros e acrescentar novidades.

A tecnologia nos traz facilidades digitais que nos permite trabalhar com técnicas sempre atualizadas, seja sozinha ou em grupo. Isso de tal forma que o conteúdo produzido tenha uma qualidade muito maior do que seria possível antigamente.

No caso dos processadores, um exemplo interessante é o Google Drive em que um grupo de pessoas consegue trabalhar em conjunto, sem necessariamente precisar estar no mesmo local. Todos podem visualizar aqueles que estão interagindo, pois há a sinalização com cores diferentes para cada autor.

Outro exemplo é o Dropbox onde as fotos e os vídeos são compartilhados e dessa maneira resguardados, como se fosse um backup. Caso queira visualizar suas imagens, é só acessá-lo de qualquer computador com acesso à internet.

Não dá para ignorar. O Google Drive pode ser realmente uma ferramenta de aprendizagem que possibilita a produção colaborativa, o diálogo, o compartilhamento e a troca de ideias, de informações e, principalmente, a ajuda mútua.

Para o processo de construção do texto, será fundamental a interação entre os integrantes do grupo, o que possibilitará regular a aprendizagem em direção à superação dos obstáculos apresentados e favorecer a construção de novos conhecimentos. Ainda não havíamos testado a tecnologia de um processador online que oferece um meio alternativo para enriquecimento do estudo realizado, possibilitando-nos aprender mais sobre a tecnologia, do hardware e software.

Portanto, o Google Drive é um editor de texto colaborativo em tempo real, uma ferramenta que permite a realização de um trabalho coletivo. O mesmo permite que o usuário produza e compartilhe o texto com outras pessoas, além de permitir que todos os colaboradores possam acessá-lo, modificá-los e salvá-los.

Outra vantagem é que não precisa salvar em pen drive ou outro dispositivo de memória portátil, no computador ou mesmo em e-mail. Podemos salvar textos, currículos, fotos, planilhas ou outros tipos de arquivos direto na web e deixá-los on-line.

É possível entender, após estudar sobre o assunto, que as tecnologias se apresentam como ferramentas capazes de propor uma nova forma de ensinar e de aprender.

Existem outras  plataformas de processadores de textos on line menos conhecidas, tais como Draft, Mural.ly, Sqwiggle, Zoho, Editorially, e Office 365.

Ouça o podcast que a turma preparou sobre o assunto.




Fonte: Arão Leite, Daiane Andrine, Dionéia Martins, Flávia B. Buchmann e Socorro Neves


0 comentários:

Postar um comentário